-
Arquitetos: Contaminar Arquitectos
- Área: 1006 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Eficema Carpintaria, Jofeper, Leiricanal, Leirivolt, Metaloavis, ZWCAD
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia insere-se numa zona elevada e de forte declive na cidade de Leiria. A condicionantes do loteamento sugeriu uma volumetria de uma torre, um miradouro sobre a cidade. Uma das nossas premissas, foi as zonas sociais ficarem nos pisos superiores e a piscina na cobertura, para usufruírem da vista 360º.
A casa é a transformação de um paralelepípedo regular com a rotação num eixo que gerou uma nova forma, mais plástica, que otimiza a exposição solar e permite zonas de varandas, sombreamento e circulações, do terreno à cobertura, sendo uma escada da terra ao céu.
A estrutura e a pele exterior em betão são sentidas como um corpo só, ritmado com 18 anéis horizontais, secção correspondente à altura de 2 degraus, que desenham a casa num jogo de cheios e vazios, criando um filtro protetor, tanto solar como de privacidade, para quem a habita.
No interior, a casa é composta por meios-pisos que ligam alguns dos espaços entre si, enquanto tornam outros separados e autônomos.